segunda-feira, 6 de abril de 2015

Seu cliente tem um estilo, você TEM que ter todos!

Vamos falar de estilo?
Quem trabalha nessa área sabe que temos que adaptar o nosso projeto sempre visando a necessidade e os gostos do cliente, afinal quem vai conviver naquele ambiente são eles e não nós.

É muito importante fazer o briefing com o cliente antes da elaboração do projeto.
O que poucos profissionais fazem é tentar conhecer o cliente, além das necessidades projetísticas digamos assim. 

Mas é importante fazer isso de uma maneira que não seja agressiva.
Não dá para chegar no cliente e bombardear ele com perguntas do tipo: onde trabalha, seu desenho favorito, seu hobby e etc.

A melhor maneira é tentar ter com ele uma conversa amigável e cotidiana, que não seja agressiva, mas que você consiga ter tempo suficiente para entender o estilo dele, do que ele gosta, do que não gosta, com isso você pode colher informações importantes para elaboração do projeto, adequando a decoração dele ao estilo do cliente.... vale inclusive dar uma olhada no facebook.

Temos que cuidar  para não deixar nosso estilo influenciar no projeto do cliente.

Vejo muitos projetistas que carregam com cores fortes ou papel de paredes ousados demais em determinados projetos, sem saber se aquele é realmente o estilo de seus clientes, para poder ousar dessa maneira é preciso conhecer bem o seu cliente e ter a plena certeza de que aquele é o estilo dele e que ele vai realmente gostar disso.


Você pode gostar do verde, mas o verde pode ser a cor que seu cliente mais odeia, se você apresentar um projeto com detalhes em verde seja na parede, almofada, quadro ou outro item de decoração, a primeira impressão que o seu cliente terá com o projeto será de negativismo, pois ele de cara está vendo algo que ele não gosta e apesar do seu projeto atender as necessidades dele, ao fazer orçamento em outra loja, o seu projeto será colocado como última opção da lista, as vezes nem é por preço ou pelo projeto em si, as vezes nem mesmo o cliente se dá conta disso, ele simplesmente não gostou do seu projeto... mas será que é mesmo do projeto? ou é das "cores", do "estilo" que VOCÊ projetou?! Pense nisso!

A Dica que eu dou é ser neutra.


Muitas vezes recebemos solicitações de projetos por email e não temos como conversar com o cliente o suficiente para entender seu estilo, nesse caso seja neutra ao apresentar um projeto. Use cores claras, tons pastéis, que seja mais adaptável a um estilo comum, apresente um projeto que seja harmônico, limpo, sem muita informação na decoração.

Decorar o projeto é super importante, agrega valor, mas é preciso saber fazer isso de uma maneira que não fique poluído, que fique harmonioso, que o cliente ao ver o projeto consiga literalmente se sentir em casa.

Se você tiver muita dúvida, aposte no branco, ele é neutro e combina com todos os estilos, já falei sobre isso aqui no blog - > Branco, a escolha certa.
Lembre-se sempre: seu cliente tem um estilo, você como profissional PRECISA TER TODOS!







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